terça-feira, 22 de julho de 2008

A-importância-da-Nutrição

Um dos enunciados da ciência da Nutrição é que os alimentos q seus componentes podem melhorar a saúde física e reduzir os riscos de doenças.
O ramo da nutrição que estuda o papel dos alimentos na prevenção e no controle das doenças, considera que eles contêm, além de nutrientes, substâncias que ajudam a previnir ou reduzir o risco de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer; colesterol e trigliceres elevados. Por isso, as substâncias encontradas em verduras, frutas, cereais, peixes de água fria, leitefermentado e outros devem fazer parte da nossa alimentação diária.
O ato de comer é um prazer. É agradável apreciar a apresentação dos alimentos no prato, sentir seu aroma, sua textura e seu sabor. Uma alimentação é saudável quando todas essas qualidades estão reunidas e torna-se equilibrada quando entendemos um pouco de nutrição. A nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem-estar do homem. Nutrição é um processo biológico em que os organismos(animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. É por isso que conhecer as necessidades de nutrição ao longo da vida irá permitir um normal desenvolvimento e prevenir vários problemas de saúde, como a anemia, o atraso de crescimento, a cárie dentária, obesidade ou mal nutrição.

Nenhum comentário: